Estação Ferroviária


Estação Ferroviária.jpg
E. F. de Sobral (1894-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-c.1980)
URUOCA
Município de Uruoca, CE
Ramal de Camocim - km 297,904 (1960) CE-3858
Inauguração: 10.01.1894
Uso atual: fechada com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1892

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Camocim originalmente foi o trecho inicial da E. F. do Sobral (Camocim-Sobral), aberto nos anos 1881 e 1882. Em 1909, toda a E. F. de Sobral foi juntada com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, mas, em 1950, com a ligação de Sobral a Fortaleza pelo ramal de Itapipoca, o trecho Sobral-Camocim passou a ser um ramal apenas, saindo da linha Norte, formada a partir de então. Trens de passageiros percorreram o ramal até 1976. A linha foi então desativada e, embora oficialmente tenha sido erradicada em 1994, seus trilhos foram retirados bem antes dessa data.

A ESTAÇÃO: A estação de Riachão foi inaugurada em 1894, mas já estava pronta desde 1892. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Uruoca. Pequena e simpática, depois de desativada por volta de 1980, tornou-se centro de artesanato local, mas fechou. Apesar de fechada há um ano (em 12/2006), aguardando uma posição do governo do município, está exemplarmente preservada.  

(Fontes: Ney Robinson; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

  1. Deveria ter mantido todas as características originais: cor,portas,arquitura, nome (Uruóca), esta estação foi onde tudo começou, antes era Riachão (Vila), isso tudo serve de informação aos turistas, afinal é hum lindo monumento da cidade, onde seu povo sente orgulho. Grato

    ResponderExcluir
  2. ... Eu vejo nossa cidade de Uruoca-Ce, poderia existir muitos outros monumentos hístóricos para melhor explicar a história de nossa terra, para nosso povo e nossa gente. Os pontos mais desejado pelo nossa gente, não seria somente a Estação Ferroviaria! Como tambem outros pontos se fez história como por exemplo: A cadeia pública de Uruoca, no lugar onde hoje é a escola VALDEMAR ROCHA, O antigos clubes CEU e INFERNO! Hoje é uma Bíblioteca e Céu transformado em casa da Cultura e outros pontos que se poderia ter para exlicação: Quando se vivia em Uruoca, sem àgua doce; que se bebia das águas de cacimbão, e das águas de cacimba do açude velho, tirado atrvé de Cuia de cabaça. As pessoas tinha que chegas as 4h do amanhecer o dia. E outra buscava nas cacimbas do CAZUZA. E nem se acredita. Cacimbão público da Prefeitura encontrou dono, por prova o cacimbão do açude velho nem se pode ver de perto e outros questinamento que se faz, não é possivel acreditar. A estação ainda é a unica referência de Uruoca, por enquanto! E outras coisas hoje é visto como apagão das Origem de Uruoca. Quase toda fachadas antiga já foram modificadas: Igrejas, Praças, Prédios, Escolas, antigo mercado,temos hoje apenas lembranças do passado. E uma história moderna de Uruoca. Nossa cultura ainda tem um avanço só apenas para esquecer o que sofreu os homens do passado. Quem foram os construtores de nossa cidade e que óbras eles fizeram, seu tipo de trabalho? O que são História? O que é Cultura? Onde estão o baús antigos, antigos retratos, marcas do passado, somente um pé de mulugú, que nem se sabe que foi que plantou! Quem foi os construtores da Estação Ferroviaria e qual foi a niciativa da vila, e onde seu primeiro início da implantação da cidade? Verifica nas taperas das terra do Arísco.

    ResponderExcluir