domingo, 8 de janeiro de 2012

ESPECIAL "HISTÓRIA E POLÍTICA" - O PROGRESSO DE UM POVO!

ENFOQUE TAMBÉM NO EXECUTIVO URUOQUENSE

  A história do aglomerado urbano de Riachão tem início com a construção da ferrovia que liga Camocim a Sobral, inaugurada em 15 de janeiro de 1881. O trem era abastecido com água e lenha na localidade de Arisco, distante cerca de três km da atual cidade. No Arisco, casas e até uma capela foram edificadas,  missas e batismos foram celebrados. No entanto, os engenheiros da estrada de ferro desaprovaram a construção da estação ferroviária naquele local por conta das irregularidades no terreno. Com andamento da construção da linha ferroviária, montou-se acampamentos às origens do rio Jurema, formado após a confluência dos riachos de São Domingos e São Francisco. Resolveram então, transferir a construção para essa localidade. Com a inauguração da estação ferroviária, no dia 10 de janeiro de 1894, o povoado se consolidou.
   Riachão consta como distrito de Granja em 1911, confirmado nos quadros do Recenceamento Geral da República de 1920, na divisão administrativa de 1933, no Decreto estadual de nº. 448, de 20 de dezembro de 1938, que vigorou de 1939 a 1943. Por imposição do Decreto Lei 1.114, de 30 de dezembro de 1943, assinado pelo então governador Paulo Sarasate passou a se chamar definitivamente de URUOCA, palavra de origem tupi, que sugnifica "Lugar onde habitam os Urus".
   Em 26 de março de 1957, através do Decreto Lei 3.560 da Assembléia Legislativa do Ceará, o então distrito de Uruoca foi elevado à categoria de município. No entanto, a instalação oficial do município de Uruoca só ocorreu às 11:00 hs de 14 de abril de 1957 no prédio onde funcionava a Prefeitura à Praça da Juventude S/N. Nessa solenidade o Sr. Raimundo Onias Rocha representou o prefeito de Granja, Sr. Francisco Gonzaga de Souza. A mesa foi composta pelas seguintes pessoas: Sr. Raimundo Onias Rocha - Presidente da solenidade, Professora Maria das Graças Araújo Rocha - Secretária da Sessão, Deputado Antônio de Cravalho Rocha, Padre José Prado Pontes, Sr. João Ximenes de Albuquerque e Sr. Luiz Machado de Siqueira. Toda sociedade uruoquense se fez representar durante o evento.
   A eleição para os cargos do poder Executivo e Legislativo de Uruoca o corrreu em 03 de Outubro de 1958. A posse aconteceu no dia 25 de março de 1959 às 10:00 hs.
  1º prefeito: Joaquim Gomes Garcez Rocha
Vice-prefeito: Cláudio Moreira Carneiro

Vereadores - Dia 25 de março de 1959, eleição da Mesa Diretora.
1º presidente da Câmara: Joaquim Albuquerque e Silva
Secretário: José Farias Cunha
João Alves Pereira
Sérgio Sampaio da Silva
Nabar Franco de Andrade
Manoel Batista de Vasconcelos
Raimundo Onias Rocha

Suplentes que assumiram na época:
Domingos Moreira Fontenele
Francisco Passos da Silveira
Martiniano Alves dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário